Ópera

Gênero artístico que consiste em um drama encenado com música. O drama é encenado com os elementos típicos do teatro: tais como cenografia, vestuários e atuação, no entanto a letra da ópera (libreto) é cantada em lugar de falada. Os cantores são acompanhados por um grupo musical que em algumas óperas pode ser uma orquestra.

Os cantores e seus personagens são classificados de acordo com seus timbres vocais. Os cantores masculinos classificam em: baixo, baixo-barítono, barítono, tenor e contra-tenor. As cantoras classificam-se em: contralto, mezzo-contralto, soprano e mezzo-soprano.

A palavra ópera significa “obras” em latim, plural de opus (obra), sugerindo que esta combina artes do canto coral, solo, recitativo e balé. A primeira ópera que sobreviveu até nossos dias foi Eurídice que data de 1600. No entanto o termo ópera começou a ser utilizado a partir de meados do século XVII, para as peças de teatro musical, ou seja, o drama musical, ou a fábula musical.

O diálogo falado ou declamado chamado recitativo em ópera, acompanhado por uma orquestra é a característica principal do melodrama em seu sentido original.

Comentários

Postagens mais visitadas