Vicente Celestino
Biografia
Vicente Celestino (António Vicente Filipe Celestino), cantor, compositor e ator, nasceu no Rio de Janeiro em 12 de setembro de 1894, faleceu em S. Paulo em 23 de Agosto de 1968, filho de imigrantes italianos, teve quatro irmãos também artistas renomados. Desde os oito anos já participava de manifestações artísticas e corais. Em 1903 participou do coral infantil da peça Carmen de Bizet no Teatro Lírico, sendo notado por Franco Caruso que quis levá-lo à Itália para estudar, mas seu pai recusou a oferta.
A primeira vez que Vicente Celestino cantou solo para o público foi na peça "Vida de artista", encenada em 1913 pelo Grupo dos Cartolas. Em 1913 deixou o emprego na sapataria do seu pai onde trabalhava para dedicar-se totalmente a música. Foi trabalhar para a Companhia Nacional de Revistas no Teatro São José. Em 1920 organiza sua própria Companhia de operetas, estreando em "Loucuras de amor" de Adalberto de de Carvalho, no Teatro Americano.
No ano seguinte trabalha nas óperas: Tosca de Giacomo Puccini, Aida de Giusepe Verdi e em Carmen de Bizet. Em 1933 Vicente Celestino casa-se com Gilda de Abreu com quem trabalha no Teatro Recreio no Rio de Janeiro. Em 1937 Vicente Celestino transforma a canção o "Ébrio" em peça de teatro e a encena no Teatro Carlos Gomes, fazendo o mesmo com "Coração Materno", opereta estreada em 1946 no Teatro João Caetano, todas com enorme sucesso.
Cantor, compositor e ator, lançou cerca de 140 discos de 78 rpm, 10 compactos e 132 Lps.
Comentários