Biografia


Antonio Carlos Brasileiro Jobim, mais conhecido como Tom Jobim, nascido na Tijuca, Rio de Janeiro. Sendo sem dúvida um dos maiores músicos brasileiros da segunda metade do século XX, pianista, compositor, cantor, arranjador, violonista. É praticamente uma unanimidade quando se fala em qualidade e sofisticação musical. Iniciou a escrever suas primeiras composições no início dos anos 50. Por esta época foi contratado pela gravadora Continental e passou a escrever suas primeiras composições musicais, sendo “Incerteza” em parceria com Newton Mendonça a primeira, logo após veio Tereza da Praia com Billy Blanco, gravado por Lúcio Alves e Dick Farney pela Continental em 1954, sendo o primeiro sucesso. Logo após compôs a “Sinfonia do Rio de Janeiro” com Billy Blanco, além de parcerias com Dolores Duran: “Se é por falta de adeus”, “Por causa de você”.

 Em 1956 musicou a peça “Orfeu da Conceição” com Vinicius de Morais, sendo este compositor seu par mais constante. Dessa peça fez muito sucesso a música: “Se todos fossem iguais a você”. Teve participação ativa e importante na fundação da Bossa Nova, com o disco Canção do amor demais, em parceria com Vinicius de Morais, cantada por Elizeth Cardoso e acompanhadas pelo violão de João Gilberto, outro ícone da Bossa Nova, sendo considerado o marco inaugural da Bossa Nova pela originalidade, orquestração, harmonia e melodias, incluindo as célebres: “Canção do amor demais”, “Chega de saudade” e “Eu não existo sem você”. A consolidação da Bossa Nova veio com o disco 78 rotações “Chega de saudades” interpretadas por João Gilberto em 1958 com arranjos e direção musical de Tom Jobim, indicou os rumos que a MPB iria tomar.

Em 1962 veio à consagração internacional, foi ovacionado em pé no Carnagie Hall, no Festival da Bossa Nova em Nova York, tornando-se músico conhecido e reconhecido internacionalmente. Gravou com grandes mitos americanos em 1967 com Francis Albert Sinatra com arranjos de Claus Opermann, incluindo versões em inglês de “De garota do Ipanema” que é sem dúvida a música brasileira mais conhecida no mundo Uma nota triste: Sendo o músico brasileiro mais conhecido e reconhecido no exterior por suas qualidades de compositor e arranjador teve uma obra sua, o “Sabiá” vaiada pelo público brasileiro em um festival da TV Globo. Aprofundando seus estudos adquiriu influências de compositores eruditos, principalmente Vila Lobos e Debussy, flertando com harmonias do Jazz, acrescentando a tudo isto elementos genuinamente brasileiros.

Marcou a aliança entre sofisticação harmônica com sua excelente qualidade de letrista. Dessa época são os clássicos: Águas de Março, Ana Luiza, Correnteza, Boto e Ângela. Foi nosso maior músico com reconhecimento internacional.

Comentários

Postagens mais visitadas