O que é a vida?


O que é a vida? O que é a felicidade? Por que estamos aqui? Porque estamos aqui e agora e não em outro lugar? Existe vida no espaço? Em outras palavras, existem mesmo os ETs? Se formos prolongar as interrogações elas tenderão ao infinito. 

Vivemos num mar de dúvidas, as certezas mesmo são poucas. A certeza mais certa é o da nossa finitude, ou seja, um dia morreremos e nos extinguiremos. Apesar de tudo a vida é tão bonita. Há passagens difíceis, é certo, que a vida nos oferece. Mas se soubermos aproveitar até destas podemos tirar lições. 

A vida tem algum sentido? Penso que sim, que a resposta a esta questão é afirmativa. A vida é uma escola e um campo de experimentação, em que fomos colocados para aperfeiçoar nosso espírito e nossa compreensão das coisas. Não estamos aqui para acertar em todas as ocasiões, as vezes erramos lamentavelmente por omissão, as vezes por excesso e de todas as maneiras. Mas acredito que a medida que aumentamos nossa compreensão e nosso discernimento esta porcentagem de erros diminuem. Acredito também que escolhemos os companheiros de jornada, aqueles que de uma maneira ou de outra nos acompanharão. 

Nenhum encontro é por acaso, tem sua razão de ser. Então neste final de ano queria agradecer aos amigos que de  perto ou longe contribuíram com meu desenvolvimento, enviando mensagens, me animando a continuar trocando opiniões e impressões, me dando alegrias, me transmitindo ensinamentos. 

Ninguém é uma ilha, fazemos parte de uma imensa comunidade que aumenta cada vez mais e se dilata com a Internet, o que eu escrevo pode ser lido na Rússia ou na China com a mesma facilidade que os brasileiros me leem.

Comentários

Postagens mais visitadas