A escola é o foco donde a luz irradia...

A vida passa e tudo parece um sonho, parecendo que foi hoje que iniciei minha carreira terrena, lembro-me como se fosse agora a seguinte cena: casinha de sapé, paredes rústicas, chão de terra batida, uma rede de taboa, meu pai deitado nela lendo um livro a Bíblia, me afirmou o seguinte: Luiz você vai fazer o Curso Científico, naquela época isto pra mim era grego, pois imagino que nem na escola estava, fazer o Curso Científico era algo tão distante e inatingível como talvez ir a algum país estrangeiro. Como se diz que sonhar é preciso, sem sonhos o homem não vive, como diz o poeta sonhar é preciso, navegar também é preciso, acrescento ter esperança também é preciso. 

Os anos se passaram, os Janeiros se sucederam um a outro, fui pra cidade grande, muito lutei e persisti e não só fiz o Científico que era o sonho de meu pai, mas também fiz a Faculdade. Ele ousou sonhar grande apesar da pobreza que nos encontrávamos, mas desde o princípio seu exemplo foi importante, não só sonhar, mas tudo fazer para tornar nosso sonho realidade. Papai nunca estudou, ou estudou muito pouco, sabia pouco mais que as primeiras letras, mas se esforçou apesar da pouca escolaridade, enfrentou a vida e tinha a coragem e a altivez dos gigantes. Sonhava para seus filhos uma vida melhor, muito lutou e fez o possível e o impossível, muitas vezes com sacrifício pessoal e esforço incomum para que os estudos dos filhos se tornassem realidade. 

Hoje em dia estamos nos aposentando, os nossos pais não estão mais aqui. Mas tanto papai quanto a mamãe tudo fizeram para nossa educação. Lembro-me de minha mãe uma verdadeira heroína no trabalho e na nossa educação, transmitindo-nos a lição do cumprimento do dever.  O dia amanheceu cheio de orvalho, o mato alto constituído principalmente de capim estava todo orvalhado quase nos cobrindo a cabeça, pois éramos pequenos. Lembro-me da cena, minha mãe prevendo que devido a isto não íamos querer ir à escola, então se postou no caminho que era estreito e quando tínhamos desistido de ir estudar topamos com ela que nos colocou a seguinte opção: ou íamos à escola enfrentando o orvalho ou enfrentávamos a “vara de marmelo”, os estudantes recalcitrantes eram eu e minhas irmãs. Não tivemos outra opção, ou enfrentar o obstáculo ou o castigo. 

A nos apontar o caminho do dever e ir buscar as luzes do saber, da iluminação da ignorância. Como a dizer, contra a escuridão do obscurantismo o melhor antídoto são as luzes do saber. Hoje a agradeço a firmeza da “velhinha”, porque senão não teríamos estudados e seríamos ignorantes até hoje. Meu pai foi meu primeiro professor de matemática. Levava-me a escola e no caminho ia tomando a tabuada tinha que saber todinho na ponta da língua, de cor e salteado. Se hoje sou venturoso, tenho minha profissão, devo tudo isto aos meus pais que tudo fizeram por nós. Sonharam uma vida melhor pra mim e minhas irmãs. Agradeço a eles por isto e que Deus os tenha no céu.

A escola é o foco donde a luz irradia, iluminando os caminhos da vida, combatendo a escuridão da ignorância.. 

Comentários

Pedrina de Almeida disse…
Adorei suas palavras ao falar de nossos pai. Um abraço.
Pedrina
Fiz justiça ao falar de nosso pai, pois ele foi severo comigo, pudera aprontava muito. Mas foi um grande honem seum dúvida. Hoje também depois de velho vejo as coisas com outros olhos e tenho muitas saudades do pai, juntamente com nossa mãe, uma pessoa sábia por natureza. Meu pai foi um gênio lá na roça. Cumpriram a missão com galardia, com certeza.
Fiz justiça ao tecer os comentários sobre nossos pais. Papai foi um homem severo, pudera a vida também foi severa com ele. Mas a sua severidade foi muito útil pra minha educação e hoje agradeço por isto. A nossa mãe era uma verdadeira heroína, nosso pai um gênio lá do sertão, um homem inteligente e muito a frente do seu tempo. Ousou pensar grande quando isto era muito difícil devido a pobreza que nos encontravámos. Todos merecem o mesmo galardão, ou seja, o CÉU.

Postagens mais visitadas