Todos estamos unidos pelo mesmo destino, o resto são vaidades.

Já que o assunto é a região amazônica vou relatar um documentário que assisti sobre a origem do Rio Amazonas, considerado hoje o maior rio do mundo, pois suas nascentes remontam às altas montanhas andinas na região do Peru. Tem vários nomes até atingir o Brasil onde forma o maior e mais caudaloso rio do mundo. Mas nem sempre foi assim. Se olharmos os contornos da Africa e na parte da costa brasileira, há um encaixe quase perfeito entre as referidas regiões costeiras, ou seja, costa leste brasileira e costa oeste da Africa se encaixam como se fosse um verdadeiro quebra-cabeça. 

Pois na verdade em priscas Eras Geológicas há muitos milhões de anos estes continentes eram ligados, formando um super continente o Gondwana. O que se sabe é que a terra não é homogênea como se fosse uma bola de bilhar, mas apresenta rachaduras, que constituem as Placas Tectônicas: tem a placa Sul americana, a da Eurásia, assim por diante. E estas placas estão à deriva por sobre o Magma. O que é o Magma? A grosso modo a terra tem várias camadas. A sólida que constitui a crosta terrestre, e sob esta se localiza uma região intermediária pastosa e muito quente, com milhares de graus centígrados que constitui o Magma. 

E finalmente o centro da terra que é constituído de um núcleo sólido de Níquel e Ferro. Pois bem a camada sólida superficial 
 chamada de Litosfera literalmente dança sobre a camada semi-sólida o Magma, que em ultima análise constitui como exemplo as lavas vulcânicas quando são expelidas. Pois é, os continentes estão a deriva. Mas dizem que estes se movimentam na velocidade de crescimento das unhas de um homem, ou seja, muito vagarosamente, por isso não notamos. Com isso as massas continentais, ora apresentam movimentos de separação, ora de atração. Dizem que logo a Africa se unirá à Europa outra vez, mas este logo pode ser daqui a vinte milhões de anos, ninguém sabe. 

Então quando os dois continentes se separaram? digo Africa e América do Sul:
Tal fato ocorreu no período Triássico há 225 milhões de anos, quando se deu o início da separação dos dois continentes, e o começo da formação do Oceano Atlântico.
Havia um rio muito grande que se localizava onde hoje 
é o deserto do Saara que naquela época era verdejante, este rio é o atual Amazonas só que Africano, com a separação dos dois continentes, o rio foi consequentemente dividido ao meio também. Ficou uma parte na América do Sul e a parte Africana do rio. O daqui progrediu e formou o colosso Amazonas que conhecemos e o de lá situado em região desértica ou em desertificação sumiu, ficando pequenos resquícios do mesmo nas regiões africanas do centro da Africa onde fica o Tchad, representados por pequenos lagos e oásis que ainda dá para ver hoje, mas que estão condenados a desaparecer, pois estão no Saara. 

Mas as duas regiões, ou seja Brasil e Africa tem relações íntimas em sua flora e fauna comuns, clima, principalmente o Nordeste. Interessante notar que as areias desérticas do Saara são sopradas através dos ventos Alíseos para a região amazônica fertilizando-a, estes areias são férteis e adubam a grande floresta tropical. Nada neste mundo está desligado, um depende do outro. A vida forma uma teia, (net), em que uma coisa depende da outra. Todos estamos unidos pelo mesmo sangue e temos o mesmo destino. Nada está desligado. Só o homem orgulhoso ou parvo que não percebe isto.

Bibliografia: O livro de ouro da Amazonia, mitos e verdades sobre a região mais cobiçada... Livraria Cultura.
A floresta e o homem - Regina Machado Leão 

Comentários

Postagens mais visitadas