Educa-se com amor



Quando  criança era o "reizinho" da família, pudera era o primeiro sobrinho de minhas tias, o primeiro neto de meus avós e por conseguinte o primeiro filho, não é fácil também esta posição de primogênito, os nossos pais não tem experiência e acabamos também sofrendo com isso. Mas que há muitas vantagens, não podemos negar. Naquela época quase tudo era feito em casa, e também eramos muito pobres, então a feitura de roupas e também a reforma das roupas usadas se fazia necessário. Então minha tia Cida de saudosa memória pôs se a costurar como de costume, a remendar e costurar vestimentas de uso familiar, minha outra tia Maria se encarregava da cozinha e fazer o café da tarde, minha avó estava na "bica"a lavar as roupas da casa. Eu era pequeno e peralta, como não estava fazendo nada, comecei a brincar de pintar os carreteis de linha de costura com tinta preta de carvão, que era comum, visto que tínhamos fogão de lenha. 

Mas claro que era um mal feito, visto que este procedimento inutilizava as linhas para costura, ou daria muito trabalho para limpá-la. Em virtude desta daninhagem recebi de minha tia Cida um belo puxão de orelha, e algumas admoestações. Mas a tia Maria, irmã gemea daquela, tomou as minhas dores repreendendo a tia educadora, e os ânimos entre as duas esquentaram bastante, a ponto de quase chegarem às vias de fato, uma munindo-se de um cabo de vassoura e outra da tampa da lata d'água, ameaçavam  entrar em conflito direto e sério. Tudo provocado por minha daninhagem. 

Mais eis que minha avó chega da "bica", e não vendo outra saída passou a distribuir "varadas de marmelo" em ambas. Tudo isto contei para ilustrar a educação da época,  era rigorosa e muitas vezes os pais apelavam para castigos corporais leves para a corrigenda dos filhos. Não acho que isso seja errado, pois são os pais que estão aplicando o castigo, e admitia-se que eles tivessem bom senso ao aplicarem tais punições. Não exagerassem na dose e fossem explicadas as razões de tais reprimendas. Hoje a gente nota o contrário, ou seja, são os filhos que batem nos pais e não os obedecem, tornando-se rebeldes e mal educados. Diz-se que é melhor receber uma punição branda dos pais do que um dia já adultos terem que ser punidos pela Justiça. 

Adendo: Algumas explicações. Bica d'água: Não havia nesta época água encanada nas casas, então os lares serviam-se de bicas ou nascentes que ficavam próximo ao domicílio não mais que 200 ou 300 metros.
Vara de marmelo: Objeto frequentemente usado para aplicar castigos na época, consistia de pequeno ramo mais fino de uma arvore frutífera chamada marmelo, ela ficava curtindo no "fumeiro" para ser preparada, após retirava-se a casca, ficando fina e flexível, que uma vez aplicada ao lombo do recalcitrante vergava, produzindo vergões. Não machucava seriamente, apenas ardia muito. Tinha muito medo de apanhar de vara de marmelo. Mas era muito peralta e frequentemente experimentava a mesma como forma de castigo. Ontem doía bastante, mas hoje agradeço aos meus pais pela educação e as "varadas" que me deram. Tornei-me um cidadão honesto e valoroso, ao mesmo tempo cumpridor dos meus deveres. Tenho dito.

Comentários

Postagens mais visitadas