A Revolução Constitucionalista

Existem Revoluções e "revoluções", algumas nada mudam e só trocam de tiranos, depois de muitos sacrifícios e muito sangue correr, troca-se um tirano por outro muito pior. Eu vejo isto com a Guerra Civil Espanhola que acabou desembocando na ditadura do Generalíssimo Franco, outras revoluções foram feitas com flores como a queda do ditador Francisco Salazar em Portugal, mas acho que ele já estava cansado de exercer a ditadura e acabou entregando a "rapadura", a revolução das "Diretas já" no Brasil que acabou com a ditadura militar sem um único tiro. A terrível revolução bolchevique de 1917, mas que não transformou a Rússia e acabou virando capitalista no fim do século. 

Sou mais a favor da revolução na Educação como foi feita na Coréia: como um país atrasado se transformou num "tigre asiático", através da Educação do seu povo. Outra revolução importante no Brasil foi a revolução constitucionalista de 32, como o próprio diz: pela Constituição. Constituição : Conjunto de normas magnas que regulam o funcionamento de um país ou nação, também chamada Carta Magna. Estas leis são soberanas não podem ser modificadas e regulam todos os poderes desta nação. Esta revolução foi desencadeada em S. Paulo e teve como motivo o golpe militar de 30 que depôs o governo constituído de Washington Luís. Pródromos da revolução: Havia a famigerada política do café com leite, ou seja, os dois Estados mais ricos da nação,  

São Paulo e Minas Gerais se alternavam no poder na chamada Velha República, as eleições geralmente eram compradas, as mulheres não votavam. O governo foi assumido por Getúlio Vargas, líder gaúcho que rasgou a constituição e promulgou a ditadura. São Paulo como o Estado líder da Federação foi contra e passou a ser perseguido e governado por interventores de outros Estados. Até que em junho de 32 quatro jovens foram mortos em um comício em S. Paulo por tropas federalistas e foram transformados em heróis da revolução, constituindo a sigla famosa do MMDC, de Martins, Miragaia, Drausio e Camargo. 

São Paulo com apoio de Mato Grosso, Minas Gerais e Rio Grande do Sul se levantou em armas. Mas na hora do vamos ver quase ninguém apoiou a revolução paulista, só ficando Mato Grosso a nosso favor. Embora outros estados não apoiassem oficialmente, houve defecções importantes do lado dos federalistas, como no Rio Grande do Sul em que foi montada uma espécie de guerrilha para reter os soldados de Getúlio, para que não invadissem São Paulo. São Paulo ficou literalmente cercado, mas lutou bravamente durante 3 meses, mas teve que capitular em virtude da superioridade das tropas getulistas. Benefícios da Revolução: Promulgação de Nova Constituição, S. Paulo embora ainda governado por interventores, estes eram paulistas, VOTO FEMININO, criação da Justiça Eleitoral, antes as eleições eram uma farsa das elites e geralmente roubadas, maiores liberdades democráticas. 

Mas o ideal paulista não morreu, por um Brasil mais democrático, finalmente em 45 Getúlio caiu, e finalmente sua longa ditadura terminou. Conclusão: Vale a pena lutar pelo que é correto e pelas nossas liberdades. São Paulo deu um exemplo para o Brasil de bravura e civismo.



Comentários

Postagens mais visitadas