HOMEM X NATUREZA

A força da natureza impressiona os homens, que sempre tiveram medo das forças naturais e procuravam aplaca-las muitas vezes até com sacrifícios humanos Mas em certo sentido o homem também é uma força da natureza, mas que ameaça sair do controle natural e das leis que regem os princípios da vida. Criando muitas coisas artificiais que escapam do ciclo natural, causando problemas muitas vezes de difícil solução para a vida na terra.

A terra está super - explorada, dizem até que podemos sofrer consequências imprevisíveis do Efeito Estufa, calores excessivos, frios glaciais, furações, tsunamis devido aos desvios climáticos. Pouco se sabe ainda da regulação climática, alguns fatores terrestres tais como os ventos, as correntes marítimas, as geleiras, estão até bem estudados e podemos até prever muitos eventos climáticos com razoável exatidão, mas eventos extraterrestres tais como influência do sol, da lua e dos outros astros no nosso planeta ainda está longe de serem previstos.

De vez em quando asteroides tiram verdadeiras “finas” no planeta e muitas vezes não podemos prever isto, porque ainda são pouco estudados. Conhecemos mais sobre a superfície da Lua e de Marte que o fundo dos oceanos. O pior é que estes mesmos oceanos ainda pouco conhecidos sofre agora a ação intensiva do homem, através da pesca predatória, extração de petróleo e minérios. Fala-se que em futuro não muito distante teremos os oceanos desabitados de peixes e outros seres vivos tão necessários a sobrevivência da espécie humana.

A espécie humana pra começar é super - egoísta e só quer se enriquecer, gerando o consumismo desenfreado que leva ao esgotamento dos recursos naturais. A mãe- terra já não pode mais sustentar seus filhos e clama por socorro.  Basta afirmar que para sustentar o modo de vida americano, que se espalha pelo mundo, todo mundo quer viver qual um nababo, seriam necessários nada mais e nada menos que sete planetas iguais a terra. Os recursos esgotam-se rapidamente, os animais entram em extinção acelerada, agua e o solo estão contaminados com produtos químicos e pesticidas.

Basta ver o número alarmante de canceres que existem agora. E mais e mais o homem agride a terra. Basta ver a Usina de Belmonte, a terceira maior hidroelétrica do mundo que ameaça destruir o Ecossistema Amazônico e seus rios, gerando a fome e a miséria entre populações sensíveis que vivem ainda de acordo com a natureza, principalmente os indígenas. O rio Xingu está ameaçado de ser cortado ao meio em sua vazão, ameaçando a vida de animais, plantas e populações ribeirinhas.


 Em benefício de quem? De um suposto progresso predatório que vai destruir a própria floresta e o rio? Até quando o progresso predatório é válido?, Estamos destruindo um patrimônio natural em benefício de umas poucas multinacionais que estão interessadas nos minérios que lá existem e é necessário energia para extrai-los. Que pouco ou nenhum benefício trará à população local que corre o risco de transformar seus hábitos alimentares e ribeirinhos, vivendo do extrativismo da floresta e das aguas que os cercam. 
Não vai demorar muitos deles se tornarão miseráveis e viverão a custa do governo, com suas bolsas – misérias. Não poderão mais pescar e viver em liberdade. Liberdade só para as multinacionais que logo dominarão totalmente o mundo. Cadê o desenvolvimento sustentável que tanto se fala? Cadê a energia eólica que está sendo desenvolvida na Europa e países desenvolvidos? E a energia solar? O que dizer de todas estas alternativas? Nada dizem. Só ficam nos discursos vazios dos gabinetes. Preferem a alternativa da destruição e da multiplicação da pobreza. HOMEM X NATUREZA. QUEM VAI GANHAR?

Comentários

Postagens mais visitadas