Que Deus nos livre de qualquer preconceito!


O pensamento humano vem da natureza e de Deus e jamais deve ser motivo de alguma forma de preconceito, discriminação ou cerceamento. A manifestação do livre pensamento devia ser privilégio de todos os homens e mulheres. Através do livre pensamento e da associação de idéias e do raciocínio a humanidade chegou até aqui. E a gente sabe da noite negra da Idade Média em que o livre pensamento foi cerceado por uma Igreja cuja filosofia baseada em Aristóteles e sua cosmogonia se julgava dona da verdade. Quem discordasse das idéias preconcebidas e preconceituosas dela tinha como destino as torturas e a a fogueira, assim padeceram grandes luminares da história: Joana D'Arc, a virgem de Orleans, Giordano Bruno, o mártir da Ciência. Galileu ia sofrendo destino semelhante, mas retratou-se, e a "verdade" da igreja permaneceu por mil anos, a custa de torturas físicas e psicológicas, e quando o "recalcitrante" não se retratava, a fogueira era o destino inexorável. A humanidade perdeu o contacto com o verdeiro conhecimento que vinha dos antigos gregos, havia no mundo uma só imensa biblioteca que acumulava todo o conhecimento antigo, tratava-se da Biblioteca de Alexandria, incendiada, por ironia pelos próprios soldados de Alexandre o Grande.

Então a humanidade como disse perdeu a grande fonte de conhecimento. Restando poucos volumes que acabou sendo monopolizado pela igreja que o usou a seu bel prazer, e homens sem escrúpulos dono deste pouco conhecimento monopolizaram o pensamento Ocidental durante um milênio. Estávamos mergulhados na Grande Noite da Idade Média. Nesta época nada se inventou, nada se criou, só copiou-se, a igreja mantinha bibliotecas secretas que eram lidas e copiadas pelos monges. O Nome de Rosa de Humberto Eco conta esta história. Mas havia os "livros malditos" estes eram mantidos a sete chaves, pois continham o conhecimento verdadeiro que a Igreja não deixava divulgar de jeito nenhum. Mas veio a redenção sob forma de Renascimento, foi retomado o pensamento grego original e autêntico. Os verdadeiros sábios gregos foram retomados em suas leituras e estudos.

A humanidade renasceu como o próprio nome diz: Miguel Angelo, Leonardo Da Vinci e depois Galileu foram os grandes expoentes desta época. A artes floresceram, as invenções pulularam. Galileu deu a extrema unção ao velho e contestado Sistema Geocentrista, com tudo arrumadinho e tudo certinho. Quando a gente sabe que não é nada disto, o que mais caracteriza a natureza é o KAOS, que significa caos mesmo,vindo da palavra original grega. Tudo muda ou está em constante mutação. Newton assentou as bases da Ciência moderna. Einstein o grande pensador e cientista do século vinte nos colocou em direção as estrelas e fundou a Física Moderna. Na minha opinião todos os países deviam obedecer a ONU - Organização das Nações Unidas, cujo primeiro artigo devia ser, embora vai aqui um parentêsis, não sou especialista em Direito Internacional, mas é uma opinião:

 "Todo o homem e mulher tem o direito do livre pensar e raciocinar, podendo expressar livremente suas idéias". Sendo vedado a toda e qualquer governo o cerceamento das idéias, que seriam públicas e para toda a humanidade. As más idéias certamente seriam eliminadas pela seleção natural. Também tudo que é belo e artístico é patrimonio da humanidade, sendo proibido sua posse por quem quer que seja.

Comentários

Postagens mais visitadas