Homem de Neandertal

Homem de Neandertal

Espécie de homem que habitou a Europa há cerca de 30 mil anos atrás. Sua origem data de 400 mil anos passados: Europa, Oriente médio e territórios da Ásia Ocidental foram seu habitat. Partilhamos com eles 99.7% dos nossos gens. Mas que foram extintos cerca 29 mil anos atrás. O que queremos discutir um pouco são as causas de sua extinção. 

A causa da extinção de uma raça ou grupo humano são variadas, devido que  tais fatos ocorreram há muito tempo e tais povos eram agráficos restam muito poucos traços de suas existências. A não ser restos de fogueiras pré históricas, ossos de animais e de humanos que conviveram, objetos usados por eles tais como lanças, artefatos de pedra, pontas de flexas. E ossos deixados em suas sepulturas. É sabido que enterravam os mortos, tinham um medicina rudimentar baseada em hervas, cuidavam dos doentes. 

Já tinham uma organização social rudimentar. Eram caçadores coletores, mas sabemos que moraram em regiões frias da Europa: árticas e sub árticas consumiam muito pouca vegetação. Sendo sua alimentação proveniente da caça de animais selvagens. Sendo o homo sapiens neandertalense uma subespécie surgida de um tronco comum do homo sapiens de um ancestral comum há cerca de 1 milhão de anos.

Glaciações e mudanças de clima:  As glaciações acontecem a cada período mais ou menos fixos. Temos mais de 10 mil anos de era quente para cada 90 mil de era gelada. Então o que se tem a ver isto com o nosso Neandertal?, Pois quando a terra congela muitos mares e oceanos também fazem o mesmo, então muitas terras e lugares que estavam debaixo de mares vieram à  tona: istmos, ilhas. Então nesta época o homo sapiens passou da África para o Oriente médio e deste para a Europa, através do mar que tinha secado, pode dar passagem, pois estavam rasos. Admite-se que nesta época também já havia meios de transportes aquáticos constituído por simples canoas. Então as duas espécies se encontraram na Europa. Imagina-se que deve ter havido um choque de raças. Os sapiens mais magros e altos e os Neandertais mais baixos, atarracados e fortes. Nesta época o intenso inverno glacial assolava o continente, ocasionando mortes e enfraquecimento dos locais, ou seja, os Neandertais. Por outro lado, o intenso inverno não permitia o crescimento de plantas, sendo sua alimentação exclusiva da caça, que estava escasseando devido também a morte dos animais comestíveis. Havia reduzido drasticamente a população, ocasionando como consequência a endogamia, ou seja, o cruzamento de parentes, diminuindo a qualidade genética deste povo. Por outro lado os Neanders tinham cérebro maiores que os Sapiens, possuíam linguagem e nada prova a sua inferioridade frente aos invasores sapiens. Talvez lembrando que os dinossauros foram extintos por uma catástrofe, o mesmo pode ter acontecido ao homo neandertal.  Que temos gens neandertais não resta a menor dúvida, cerca de 4%, eles eram homens e mulheres como nós e este cruzamento houve.  Alguns admitem que a escala de cruzamento foi pequena, já que estes estavam sendo dizimados pelo clima inclemente  que se instalou em solo europeu naquela época, mas o cruzamento houve.
A culpa pode ser atribuída ao vulcanismo. Naquela época a explosão de um super vulcão na Itália, cujos efeitos atingiram a Europa toda, pode ter sido o golpe de misericórdia que acabou por eliminá-los da face da terra.






































.

Comentários

Postagens mais visitadas