Era uma vez no JARDIM DO ÉDEN


Era uma vez no Jardim do Éden, assim começam as histórias Bíblicas. Mas a aventura do homem sobre a terra segundo os cientistas é bem mais complicada. Jardim do Éden, Adão e Eva são por assim dizer metáforas usadas na época para explicar a aventura da criação, mas sabemos hoje que ela não foi tão romântica assim.

Dizem os cientistas que nossa história se iniciou há mais ou menos uns 3(três) milhões de anos. Nessa época haviam 3 tipos de homens coexistindo sobre a terra. O Homo habilis, o Homo sapiens, Homo neandertal. O Homo sapiens morava na África, O Neandertal na Europa e o Habilis na Ásia. Se desenvolviam independentes, não tinham contacto, já que estes continentes são muito separados. 

E iam fazendo sua evolução ao longo das eras. Mas o clima da terra nem sempre foi do mesmo jeito, ora éramos assolados por secas, ora ficamos coberto de gelos. Os continentes ora ficam juntos, ora separam. Em tempos muito remotos formávamos um só continente, o Gondwana.  Que depois sabemos que se separaram para dar origem aos continentes atuais. Que o homem é um animal relativamente recente na história evolutiva. Os nossos primeiros ancestrais começaram a caminhar pelas savanas africanas há cerca de 10 dez milhões de anos. 

As tartarugas, os jacarés são muito mais antigos. Até mesmo os outros mamíferos nos precederam. O sol é a estrela que nos fornece luz e calor, a vida depende em tudo da energia e a luz provinda do astro rei. Basta ver na Bíblia que foi a primeira coisa criada, sem ele a vida não existiria. A terra é um planeta singular, e não se conhece outro com potencialidades para abrigar a vida. Inclusive de animais superiores, incluindo o homem com inteligência criativa e capaz de fazer evoluir a si próprio.
A história da vida evolutiva humana está mais esclarecida atualmente que em tempos passados.

Mas ainda resta muitas lacunas sobre o homem americano. Os americanos afirmam que a América foi inicialmente colonizada pela geração Clóvis há cerca de 12 mil anos. Mas é muito recente, e a diversidade dos povos é muito grande, na realidade são 3 continentes, outros povos além dos siberianos deveriam ter aportado aqui muito anterior a esta data. No Piauí, na localidade de São Raimundo Nonato, há traços e pinturas rupestres de 100 mil anos.
O homem é também um ser singular, sem dúvida é a criatura mais perfeita criada por Deus.

O próprio homem é um mistério. No dizer do maior filósofo moderno Niezsche. O homem é uma possibilidade, uma esperança para a terra. O homem é uma corda sobre o abismo, temos que atravessá-lo. Mas sempre há o perigo de ao fazê-lo olhemos para trás e nos precipitemos.
A natureza é cega ela trabalha com a evolução, que tanto pode ser para o bem ou para o mal. E por assim dizer está acima destas coisas.
Mas acima destas coisas também está a espiritualidade. O homem é o ser de espírito mais evoluído sobre a terra. 

Mas também pesa sobre ele a responsabilidade de sua evolução espiritual. 
Dizem os espíritas que a responsabilidade sobre a evolução espiritual é nossa. Auxiliada por espíritos mais evoluídos que habitam outras orbes. Se atentarmos vemos que a matéria é uma ínfima parte do todo. 

Há muita coisa a ser descoberta ainda que permaneça escondida sobre o grande oceano do desconhecido. Tal qual um iceberg o que vemos é a menor parte representada pelas coisas visíveis e mais tangíveis.

Comentários

Postagens mais visitadas