Eugenia

Os filósofos são os profetas modernos: os anunciadores do que virá. Sabemos que no Antigo Testamento houve vários profetas: Elias, Isaías, Moisés, este ultimo foi o maior, que chefiou o Exodo, ou seja, a retirada do povo Judeu do Egito e sua ida para a terra de Canaã , ou seja. a Terra prometida, de onde jorraria o leite e o mel. Modernamente penso que os profetas são os grandes escritores e filósofos que procuram advertir  a humanidade ou anunciar boas novas ou até catástrofes. George Orwell em 1984, descreveu-nos um mundo muito cruel controlado por robôs e máquinas e hoje estamos quase chegando lá. Interessante que o mundo futuro é muito diferente do atual e neste quase sempre as máquinas dão a palavra final. Para onde caminha a humanidade? A um mundo com máquinas inteligentes que aprendem iguais aos humanos com sua própria experiência e certamente irá superá-los? Tem um trecho em outro grande filósofo Nietzsche, que diz assim textualmente:
O homem é uma corda entre o animal e o Super homem - uma corda sobre o abismo.
É perigoso vencer o abismo - é perigoso ir por este caminho - é perigoso olhar para trás - é perigoso ter uma tontura e parar de repente!
A grandeza do homem está em ele ser uma ponte e não uma meta; o que se pode amar no Homem é ser ele transição e perdição
Amo o que vive apenas para saber e quer saber a fim de permitir que um dia o Super-Homem viva

Por volta de 1890 surgiu nos EUA um movimento chamado Eugenia que pregava a pureza da raça baseado nas ideias de Darwin e de Nietzsche e com isso em muitos Estados adotou-se a esterilização para pessoas consideradas retardadas e que tivessem epilepsia e outras doenças. Sendo que esta esterilização era compulsória, muitos juízes e magistrados entraram nesta. Hitler adotou estas ideias e aplicou-as na Europa durante a segunda Guerra Mundial. Ai os perigos desta Ciência, que com certeza vai influir na liberdade das  pessoas. Algumas pessoas que foram esterilizadas nos EUA foram indenizadas tardiamente. Mas estas ideias predominaram nos EUA até 1970.
Hoje li nos jornais que estão "operando os gens" para que o indivíduo não nasça com determinado defeito genético, é um procedimento válido até certo ponto. Mas será que isso não vai resultar na volta da Ciência da Eugenia novamente, das ideias do Super-homem? Das ideias de Hitler. Oxalá não aconteça. Os cientistas são seres sociais que refletem como os homens comuns as ideias da sociedade da época.  Devemos refletir sobre a Eugenia se ela foi enterrada definitivamente ou vai voltar? Não podemos esquecer que Stephen Hawking um dos maiores cientistas atuais sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e nos brindou com descobertas fantásticas sobre o o Universo e continua nos brindando com sua mente privilegiada sobre Ciência. Como podemos decidir em favor ou contra a vida se nem sabemos como ela é? E quais seus objetivos? É preciso parar de brincar de Deus. E decidir quem é normal ou doente neste planeta. Do contrário poderemos partir novamente para os totalitarismos e ditaduras sanguinárias em nome de um ideal Eugênico.

Comentários

Postagens mais visitadas