O paraíso terrestre



Agora mesmo uma pessoa minha amiga me perguntou se sou feliz? Como ela gosta de provocar e provocações até certo ponto são benéficas, porque estimula o intelecto e coloca questões muitas vezes difíceis de serem respondidas. Agora penso o que é esta tal de felicidade? Que todos almejam e procuram, será que existe? Ou a confundem com muitas coisas que talvez não seja a própria. Os hindus a chamam de Nirvana, os hipies a chamam de êxtase, por favor não confundir com o extasie das drogas. Pela ONU é o completo bem estar físico, social e mental. 

Daí se depreende que ser feliz é também diferente de estar feliz, ser feliz já se entende um estado permanente de felicidade é estar numa espécie de Éden ou no paraíso, agora estar feliz é um estado passageiro naquele momento, no outro pode não estar. Acho que é este o estado em que se encontra a humanidade, temos felicidades passageiras, A medicina e a fisiologia define felicidade como um estado hormonal, certos hormônios são responsáveis por sensações de bem estar orgânicas como a ocitocina, Durante o exercício são liberados certos hormônios também responsáveis por sensações de bem estar orgânicos que geram felicidade. Mas são sensações orgânicas por assim dizer. 

Mas ao nível do cérebro e da psique estão os centros mais profundos da mente onde se processam a felicidade. É certo que a felicidade provém de um bem estar orgânico  e psíquico. As sensações orgânicas são fáceis de explicar. Mas as sensações ao nível da alma? Esta sensação de plenitude que provém do dever cumprido, mesmo após certo sacrifício, a sensação de ser amado e bem aceito pela família e a sociedade. Ao nível individual ser amado pela esposa e/ou namorada, a satisfação sexual, são muito importantes. A realização pessoal, a conclusão de um projeto, o término de um livro muito esperado pelo escritor. Um filho dizer: papai eu te amo! a esposa afirmar que ama verdadeiramente o marido. Tudo isso é felicidade. Mas isto é felicidade ou a manifestação da mesma? Apenas efeito e não causa. Qual a causa da felicidade? Por que os homens a almejam tanto? O que permeia todas estas manifestações? Por que este anseio? Os homens em geral não se contentam como os animais em ter só a felicidade orgânica, há algo mais. 

Deus fez os homens para serem felizes. Se não, não os colocaria num Éden ou o paraíso das delícias, onde havia frutas de todas as qualidades e não havia a luta pela vida, tudo era provido e o homem vivia num estado angelical e sem nenhuma preocupação. Então veio a serpente: o demônio que fez uma aposta com Deus que o homem se corromperia do seu estado virginal. Então Deus autorizou ao Demo tentar o homem através da serpente. Disse ela a mulher, por que não ao homem?
Por que Deus não deixa vocês comerem de todas as frutas e proíbe a fruta do "bem e do mal"? Eva respondeu que ele dissera:" Que o dia em que comeres desta fruta morrerás" Mas o diabo afirmou: "Qual nada o dia em que comeres desta fruta se tornarão iguais a ele" Então tentado pela serpente Eva comeu da fruta do bem e do mal e convenceu a Adão fazer o mesmo. Mas logo após o ato descobriram que estavam nus, fato que antes não haviam notado . 

Mas o espírito de Deus que passeava pelo jardim na aragem da tarde percebeu e disse a Adão e Eva: porque fizestes isto? Disse a Eva: darás a luz entre dores e a Adão: "ganharás o pão com o suor do teu rosto" e assim desta maneira foram expulsos do paraíso e condenados a vagarem por sobre a terra. 

Tudo isto é muito simbólico e não entendemos totalmente o real significado desta história. 
Mas é certo afirmar: o homem foi feito para ser feliz. Mas a inveja, a cupidez, a ambição, a gula, enfim os pecados capitais nos tiraram de nosso estado angelical de felicidade edênica. Mas constantemente queremos voltar a ele, mas ainda não sabemos o caminho da volta e cada vez mais  nos afastamos das verdades fundamentais e cada vez mais nos enveredamos para o materialismo desenfreado a ponto que a felicidade hoje é fazer compras nos shoppings: é o consumismo. 

Vê-se como nos afastamos da felicidade original do que é fundamental para o homem, ou seja, o amor. Uns possuem tanto para milhões nada possuírem, Deus deixou tantos recursos para os homens, criaturas de Deus, para serem felizes, mas se afastaram tanto das necessidades fundamentais, ou seja, a felicidade do dever cumprido. Ou das verdades fundamentais daquele que veio novamente ao mundo dizer:" Amai-vos uns aos outros como eu vos amei",
/

Comentários

Postagens mais visitadas