Mitos e realidades sobre o Aquecimento Global



A preocupação com o clima, se vai chover ou não? se fará seca ou  vai dar geada? Sempre foi uma preocupação do homem, pois dele o homem depende para sua existência. Mas nada foi tão enganoso quanto às previsões climáticas, não faz tempo em que os institutos de meteorologia não eram confiáveis, pois erravam a maioria das previsões, mas isso está mudando com o advento de supercomputadores, satélites meteorológicos, com isto as medições climáticas tornaram-se muito mais precisas e exatas. Tais fatos beneficiaram em muito a agricultura, a previsão de fenômenos climáticos catastróficos: enchentes, nevascas, maremotos, furacões, etc. 

A ciência substituiu a religião nos últimos tempos e esta perdeu muito de seu charme ultimamente ao anunciar verdades ou fazer previsões, sendo substituída pela influência da Ciência que passou a ser dona da "verdade". Mas como sabemos estas verdades devem ser anunciadas com aspas, porque a verdade absoluta ninguém sabe, todos nós estamos sujeitos a erros de interpretação involuntários ou não. Sem falar que os fenômenos climáticos atinge o mundo todo de maneira indiscriminada e tem repercussões econômicas globais. Causam enormes prejuízos à agricultura principalmente. São causas de mortes, tanto as inundações como as secas prolongadas. O homem vem agredindo o ambiente de maneira acentuada mormente nestes últimos 100-150 anos da revolução industrial, causando desmatamento, extinção de animais e espécies florestais. Malthus anunciou que a população cresce de uma maneira geométrica e a produção de alimentos numa curva aritmética, de forma que a falta de alimentos seria um espectro  sempre rondar a humanidade. 

Mas a Ciência conseguiu fazer com que esta previsão não se verificasse ainda, a custa de muitos estudos, adubos, maquinaria agrícola, enfim a agro indústria, mas esta dizem, causam o empobrecimento do solo destruindo-o em poucos anos. E novas fronteiras agrícolas tem que ser abertas a custa de derrubadas de florestas. Um terço da floresta amazônica já foi consumido, a maior floresta tropical do mundo e existem previsões que a região pode ficar sem cobertura florestal natural nos próximos 50 anos. Por outro lado o IPCC, o painel climático da ONU sobre o aquecimento global, uma instituição comandada por cientistas do mundo todo que estuda o clima, prevê um aumento da temperatura nos próximos 100 anos  em torno de 1 para até 6 graus na temperatura média da terra. Que pode desequilibrar totalmente o clima, talvez tornando inviável a vida para o planeta na pior das hipóteses. Mas nem tudo é tão ruim assim. 

Primeiro este Painel climático da ONU  não é monolítico, dentro do próprio organismo já surgem controvérsias. Primeiro prever o clima é muito difícil e já nota-se muitos erros nestas previsões, primeiro as geleiras do Himalaia não vão desaparecer em 2035 como se previa, erraram os cálculos, o derretimento dos gelos da Groelândia deve-se mais a alterações na direção da Corrente do Golfo que viraram mais para o norte, que ao aquecimento global, etc. Depois não se sabe explicar direito, mas nos últimos 20 anos o clima da terra parou de esquentar, segundo alguns parece até estar esfriando, então a certeza absoluta que se tinha antes agora se tornou dúvida. Por outro lado a influência do gás carbônico no aumento da temperatura global é praticamente desprezível. 

O que se sabe ao certo é que a terra apresenta ciclos de aquecimento e esfriamentos naturais e desde 1999 entramos em um ciclo de resfriamento novamente.  Não podemos negar que esta preocupação climática é muito saudável, as florestas do Rio Grande do Sul aumentaram nas ultimas décadas, a 40 quilômetros de Porto Alegre ouve-se tucanos e bugios, em algumas áreas há uma razoável preocupação com o clima, o que é muito saudável para as pessoas e para o planeta. Há questões muito graves a serem solucionadas, como o destino do lixo resultado das atividades humanas. 
 Então até que ponto o Efeito Estufa é maléfico? 

Ainda estamos tateando em tudo isto, os estudos a respeito são recentes não faz muito que a meteorologia não era levada muito a sério. Há várias questões a serem resolvidas além do Efeito Estufa, o crescimento populacional, a falta d"água, cerca de 1 bilhão de pessoas não tem água potável para matar sua sede. Como a terra proverá seus filhos? Mas não somos só nós, temos que pensar nos animais que habitam o nosso órbe, que podem sofrer bastante com nossa incúria e falta de responsabilidade, temos que preservar as florestas deste lindo planeta azul. Como diz Louis Armstrong em "What wonderful world"!, "Que mundo maravilhoso"! e a gente espera que continue assim. 

Não precisamos de discursos bonitos de políticos, mas vazios de conteúdo. Mas de ações concretas. O Painel Climático da ONU tem seus defeitos, mas é uma ação efetiva contra os desmandos das multinacionais contra o planeta, procurando desacreditar e corromper os seus cientistas com seu dinheiro sujo de petróleo e procurar destruir o planeta e fazer tudo virar dinheiro. Depois o que fazer com ele? Se nada restar de verde no planeta, se o verde das matas no futuro for só uma lembrança distante, então faremos sopa de dinheiro! As "multis" providenciarão isto, pois estarão com os cofres abarrotados com seu dinheiro sujo e mofado.

Postagens mais visitadas