A amizade


Uma pessoa amiga minha queria que eu escrevesse algumas palavras sobre os amigos. Todo mundo tem um amigo pelo menos, até o Robinson Crusoé tinha seu amigo predileto e por sinal único, o Sexta-feira, Dom Quixote o seu fiel escudeiro Sancho Pança, Sherlock Holmes tinha o seu particular amigo Dr. Watson, para ouvir suas conclusões brilhantes sobre os crimes que elucidava, citando a célebre frase: “É elementar meu caro Watson.” Então todos nós temos na vida o amigo preferido, aquele que afeta as cordas de nosso coração. Havia saído do colégio interno, onde havia ficado durante três longos anos que mais pareceu uma eternidade.

Um belo dia meu pai foi buscar-me em sua bicicleta “Gorick” de origem alemã, muito resistente e por sinal muito bonita também, não se fazem mais bicicletas como antigamente. Fui para casa, foi como se o mundo houvesse sido criado naquele dia, tal a minha alegria, tudo e ra bonito e interessante, a luz do sol, a brisa, o sol de dezembro, porque era final de ano, a chuva era linda, me molhava e não me importava, tudo era belo e perfeito como afirmou o Criador. Nada como a liberdade, viva a liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós!

Como a gente pode entender que alguém comete um crime de assaltar um banco para voltar a prisão, mesmo que esta prisão seja uma verdadeira mordomia, não entendo como alguém queira perder a liberdade por um prato de comida e um certo conforto. A vida deve estar muito ruim no Brasil para alguém preferir a perda de algo tão precioso. Como dizia sobre a amizade, então foi a noite do primeiro dia de minha liberdade, pus o meu terno e me muni de um guarda-chuva e fui até a praça da cidade, papear, flanar, tinha então em torno de 16 anos, era adolescente, sai sem destino, como alguém que não quer nada. Não é que me aconteceu encontrar a pessoa que foi o grande amigo da minha vida. Não mais nos separamos pelo menos nos próximos 10 anos da nossa existência, tudo fazíamos juntos, éramos como dois irmãos, nunca brigamos, para se entender não necessitávamos de muitas palavras, a telepatia era nosso melhor meio de comunicação.

Compartilhamos as nossas tristezas, alegrias, sonhos e frustrações. Viajamos juntos por muitos lugares, aprendi muito com esta pessoa que ficou pra sempre em minha memória, os bons momentos que tivemos. O principal é que respeitávamos um a opinião do outro, jamais tentamos ganhar o outro pra nossa opinião, cada um tinha suas crenças, seu modo de pensar, sua filosofia. Dialogávamos muito, a ponto também de até sonharmos junto o mesmo tema, quase que a mesma cena. Meu amigo sofria uma deficiência crônica de falta de dinheiro e sonhou com isto em que o pedia pra sua mãe. Incrível eu também sonhei a mesma coisa, na mesma hora e lugar.  Pois líamos o mesmo jornal o “Estadão”, e dormimos para sonhar o mesmo sonho.  Então amigos se vocês quiserem ter uma amizade sincera não baseada em valores materiais, mas sim espirituais, você tem que ter seu amigo no coração.

Ausência de interesses a não ser a própria amizade, tudo fazer para o bem desta pessoa, ajudá-la em suas dificuldades, com certeza também vai ser ajudado, pois a amizade é uma troca de carinhos e respeito em que você se doa sem nada esperar em troca, mas também recebe carinhos e atenção. Pois a moeda de troca é o coração, são os sentimentos e com estes não se brinca. Quem teve a felicidade de ter uma amizade assim, esteve no paraíso, pois só assim podemos definir o estado de alma de uma amizade. E ao contrário do que pensamos jamais morre e com certeza este sentimento tão puro ecoará na eternidade.
                                                                                                                                                                                                                           

Comentários

Postagens mais visitadas