Feito memorável

Atualmente caminha em Marte até com uma certa desenvoltura, um jipe fabricado especialmente para as condições locais com o objetivo de analisar com detalhes as condições do planeta vermelho com vistas a um futuro pouso tripulado que coloca novamente a humanidade em uma futura corrida espacial. A Europa também entrou no páreo, além de enviar sondas, tem em 2030 o ano previsto para o primeiro pouso tripulado. Os Estados Unidos pretende voltar a lua dentro em breve. 
 O responsável pela atual realização foi a NASA, da sigla em inglês, (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço), constitui uma dos maiores feitos da história da humanidade. Gastou-se a bagatela de $2,5 bilhões de dólares, quantia suficiente para resolver quase todos os problemas de fome e pobreza no planeta, incluindo também as doenças tropicais que ainda matam muita gente. 

Pergunto: Será válido? Será ético?. Outra questão importante, os oceanos terráqueos há pouco tempo eram totalmente desconhecidos, agora começa-se a  sua exploração mais adequada, mas não me refiro a exploração econômica, esta já começou há muito tempo, a sobrepesca ameaça acabar com os peixes e a desertificar os oceanos. Dizem que dentro de 50 anos se continuar esta tendência, os mares deverão ser verdadeiros desertos líquidos, culpa dos subsídios à pesca predatória. O atual modelo agrícola predatório está levando à derrubada intensiva de florestas para se plantar soja, que serve de ração para criação animal e produção de carne. 

O que se preconiza seria uma transição para uma economia verde, mas isso exigiria investimentos de todos os países e diminuição do consumo da carne, implantação de uma agricultura orgânica sem agrotóxicos.Os Estados Unidos e a Europa principalmente a partir de 2008 entraram em falência econômica, sendo que estes países tiveram em certa época PIBS negativos, ou seja, gastaram mais que  produziram, desemprego crescente, a Espanha e a Grécia se tornaram campeãs do desemprego com taxas maiores que 30%(trinta por cento) da força de trabalho. 

Nos Estados Unidos o governo teve que investir firme injetando bilhões de dólares na economia, para que as industrias, principalmente a automobilística não fosse a falência. Esta aventura espacial que não resta dúvida foi um grande feito científico, gastou-se bilhões de dólares americanos. Pergunta-se: Será que não vai fazer falta ao mundo em crise econômica prolongada e aguda, com desemprego crescente? Benefícios imediatos esta aventura obviamente não trará, algum benefício certamente que sim, a médio e longo prazo. Tendo em vista que os problemas logísticos a serem enfrentados por uma viagem tripulada serão enormes. Basta pensar no tempo da viagem, esta nave que agora aterrou em Marte demorou mais de 8 meses pra lá chegar. 

Agora você imagine os gastos previstos para se levar seres humanos até lá deverão ser astronômicos. Compensa? Bom dependerá do que também esta sonda que lá chegou nos traga de informações positivas. Há atmosfera? Se existe, qual a densidade da mesma? Tem oxigênio? Se tem em qual porcentagem? O principal problema: Existe água neste planeta? Se tiver deverá estar no subsolo em grande profundidade, penso. Não na superfície, pois esta evaporaria instantaneamente, visto que a gravidade é muito fraca para reter a água no estado líquido. A temperatura na superfície do planeta varia de 0ºC a cerca de 90ºC, então nesta temperatura a água congelaria ou então entraria em ebulição. Existe vida no planeta, pelo menos em forma microscópica? Dizem que esta sonda, a Curiosity, vai responder estas e muitas outras perguntas. Oxalá a humanidade descubra mais este planeta e o colonize, talvez um dia o homem consiga até plantar flores lá, que seja um oásis multicolorido. Se Deus colocou Marte onde se encontra, por certo tinha em vista algum objetivo. Tenho dito.

Comentários

Postagens mais visitadas