A maior estrela do universo
Quando a gente vê as estrelas lembra-se exatamente dos poetas e dos sonhadores. Mas a realidade é bem outra: estrelas são astros com luz própria diferente dos planetas que são opacos sem luz, que emprestam a luz da estrelas para brilharem um pouco no céu.
Mas o verdadeiro brilho vem das estrelas, estas sim são portadoras da luz e do calor que proporcionam a vida na terra. O elemento mais abundante no universo segundo os astrônomos sem sombra de dúvida é o hidrogênio. E este elemento, o primeiro da tabela periódica contém um elétron e um próton é o elemento mais leve e mais simples. Constitui a matéria prima da maioria das estrelas.
Estrelas são astros imensos, para se ter idéia, o sol uma pequena estrela em relação a gigantes: Como Antares, Sirius A, Pollux, Sirius B, Rigel, Aldebarã. Mas esta pequena estrela é de capital importância para nós, situada em termos de anos-luz, há oito minutos-luz da terra. Como as distâncias no universo são enormes medir em quilômetros tais distâncias, ocasionaria números astronômicos, então se adotou o ano-luz como uma das medidas, ou seja, a distância que a luz percorre em um ano medida em quilômetros, sabendo que a luz caminha a 300.000km/sg.
Pois é, o sol responsável por nos enviar a energia que necessitamos para a vida, é constituído deste elemento fundamental em sua maior parte, o hidrogênio. Lá reinam temperaturas altíssimas acompanhadas de pressões enormes que exercem em seu núcleo. Desta maneira átomos de hidrogênio se fundem originando o gás hélio desprendendo uma quantidade de energia neste processo que é enviado ao espaço e atinge a terra.
O sol faz isso gastando um mínimo de massa e produzindo uma enorme quantidade de energia, procurando economizar sua massa embora enorme, mas finita, um dia acabará. Calcula-se que metade da massa do sol já tenha sido consumida, e que o sol já tenha "vivido" 5 bilhões de anos, mas segundo cálculos existe ainda hidrogênio suficiente ainda para mais 5 bi, portanto os pessimistas que fiquem calmos o mundo não vai acabar, mas em parte os pessimistas tem razão, um dia o sol encontrá seu fim, mas não morrerá sozinho levará consigo o séquito de planetas, ou seja, o sistema solar e lógico com a terra juntas e então encontraremos nosso fim definitivo
Graças a Deus estes eventos estão muito distantes, ainda haverá muita vida e muito tempo. Penso que talvez o homem com sua voracidade pode determinar o fim do planeta bem antes. Deus queira que isto não aconteça
Comentários