Corpo x Espírito



Desde os primórdios da Ciência uma das maiores discussões acerca do homem era de que se o homem é composto de corpo e espírito, Quem predominava? O corpo? ou o Espírito? Ou ambos conviviam e coexistiam juntos? O corpo e o espírito são separados? Esta questão predominou por vinte séculos, até que nos primórdios do século vinte um grande filósofo alemão, Nietzsche, afirmou que o corpo era a única realidade e que o espírito dependia dele para sua manifestação.

Mas as ideias platônicas ainda predominam: dizendo que o espírito é o principal e que o corpo na realidade constitui obstáculo para a realização do espírito. Fica difícil combater ideias arraigadas há mais de dois mil anos. Hoje em dia há o culto do corpo, mas  não menos afastada das ideias platônicas, pois busca-se um corpo ideal. Platão dizia que a realidade podia ser representada por uma linha reta de um lado da reta estariam as coisas sensíveis e do outro lado estariam as ideias que as representavam. Platão dizia que o mundo das ideias ou ideal era mais importante.

Seguindo nesta linha de raciocínio, então o espírito seria separado do corpo, constituindo uma dualidade, um em oposição ao outro. Contrariando as ideias atuais da moderna psicologia em que corpo e espírito constitui uma unidade e um não vive sem o outro. Nietzsche já afirmava que o corpo é a única realidade e o espírito dele depende.  A polêmica vai continuar: corpo x espírito. Ciência versus religião. A ideia platônica traz em seu bojo não só a desvalorização do corpo frente ao espírito, mas também a desvalorização da própria natureza, as ideias bíblicas em nada ajudam, pois só acentuam esta tendência.

O homem estaria separado da natureza e exerceria sobre ela o seu domínio, está muito claro isto na Gênesis. Mas estamos vendo que este domínio está nos levando à catástrofes, exaurindo os recursos naturais, ameaçando a vida na terra, vide o efeito estufa. Está na hora de uma filosofia que faça o homem voltar a natureza de onde ele se originou, procurar respeita-la, procurar viver uma vida mais natural. Pois dela viemos e a ela voltaremos, segundo as leis naturais e imutáveis.

Comentários

Postagens mais visitadas