Astronomia


Astronomia
Gosto muito de astronomia, o estudo dos astros. Temos 09(nove) planetas e suspeita-se que possa haver mais. A estrela de Belém provavelmente foi um cometa que guiou os Reis Magos até onde Cristo tinha nascido. Pois cometas significam astros errantes, que tem sua orbita pouco precisa. Por falar em cometas existem muitos que são designados por números. Mas alguns por seu tamanho e maior periodicidade recebem nomes, geralmente o do descobridor, por exemplo, o Halley, descoberto pelo astrônomo Edmund Halley no século XVII, que tem periodicidade de 76 anos, ou seja, a cada 76 anos ele aparece. É considerado o cometa mais importante a aparecer nos céus. Pode ser até este cometa que guiou os Reis Magos à manjedoura.
Temos também o cometa Schumaker Levy, tem uma história interessante deste cometa, ele se tornou um cometa interno, ou seja, orbitava o sol, pois muitos não o fazem, andam pelos confins do Universo e de tempos em tempos voltam.
Mas o cometa Schumaker Levy acabou sendo capturado por Júpiter em 1993 e acabou sendo detectados por estes últimos astrônomos, mas em 1994 se aproximou demais do planeta gigante devido às forças de marés despencou-se em sua direção. Mas devido às estas forças já citadas fragmentaram em muitas partes, de vários tamanhos: algumas com 2 km de diâmetro. Então os astrônomos previram que a queda em Júpiter seria inevitável. Foi o que aconteceu entre 16 a 22 de julho daquele ano com a queda dos pedaços do cometa. Que foi fragmentado ao se aproximar demais de Júpiter devido ao efeito maré do grande planeta. Caíram cerca 22 pedaços, sendo que o maior tinha 2 km.  O efeito foi espetacular observado pelos telescópios do mundo.   O telescópio espacial Hubble, a sonda Galileu entre outras acompanharam este efeito catastrófico que foi   amplamente documentado pela mídia.
Então o porquê de tudo isto? Para demonstrar que o Universo não é bonitinho e arrumadinho como os antigos pensavam.
Ocorrem explosões e colisões catastróficas no Cosmos, estrelas e Galáxias são criadas, assim como outras são destruídas num verdadeiro Caos. Criação e destruição existem ao mesmo tempo. Coisas velhas são destruídas para dar lugar a outras novas.  A criação e a destruição coexistem.
Então não tem sentido termos medos de cometas e asteroides caírem em nossas cabeças. As probabilidades são muito pequenas. A terra é singular e muito bem protegida por Deus. Além de Júpiter que suga todo corpo celeste meio maluco que anda por aí, defendendo a terra de corpos maiores. A queda de um cometa deste destruiria a terra num piscar de olhos não estaríamos aqui. Milagres acontecem toda hora, só que não notamos, porque estamos muito distraídos com nossa sobrevivência. “E que a vida é mais perigosa que a morte”, como diria o conjunto de Rock dos anos 70; os Titãs. Além de Júpiter que nos protege; se algum corpo de tamanho pequeno e médio caísse, certamente será destruído pelo escudo atmosférico que nos envolve. Estamos bem defendidos.
Mas não fiquemos tão eufóricos, pois estes dias atrás houve a primeira vítima espacial. Uma senhora que foi atingida por um meteorito. Pequeno detrito espacial, mas que certamente causa dano considerável.
Mas o céu nos protege, rezando um pouco é claro!
Mas está havendo um aumento de quedas de corpos vindo do espaço. Mas tenho uma opinião: Não que esteja caindo mais corpos do espaço, eles sempre caíram, mas não esqueçamos que a maioria cai nos oceanos: Dois terços da terra são constituídos por agua de rios, lagos, sem falar nos oceanos.  É preciso ter muito azar pra ser vítima disto
Mas com o aumento da população e das cidades esta proporção pode aumentar.
Em 1800 éramos 1 bilhâo, em 1927 alcançamos 2 bilhôes e agora 8 bilhões. Em menos de um século quadruplicamos a população.
Então os problemas não são os meteoros, asteroides ou meteoritos. Estamos desviando de assunto.
Mas “a bomba populacional” que se avizinha. Este é um verdadeiro e real problema para o qual não temos soluções à vista,
Verdadeiros formigueiros humanos habitam a Ásia.
Em 2050 seremos 9(nove) bilhões, então falar do perigo de asteróides, embora exista, este efeito é desprezivel em face da bomba populacional que se avizinha.







Comentários

Postagens mais visitadas