A evolução do homem

Assistindo excelente programação do Nacional Geografic, que versava sobre a aventura humana na terra, ou seja, a nossa evolução. E ao mesmo tempo a evolução da terra. Duas coisas que estão intimamente ligadas. 

A terra originou-se do sistema solar, este sistema comandado pelo sol teve origem há mais ou menos 5 (cinco) bilhões de anos. Inicialmente era um caos, só existindo o sol, uma estrela recém formada e o restante era uma confusão de matéria amorfa, ainda sem forma. Foi quando por ação da gravidade, começou a se compor os planetas. Em número de 8 atualmente, a saber: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpter, Saturno, Netuno, Urano. Mas suspeita-se que possa haver mais. 

A terra de início era uma bola de fogo. Mas através das eras foi esfriando e adquiriu água que inicialmente cobriu a face do planeta. A Bíblia fala disso, no início era um abismo e o espírito de Deus pairava sobre as águas. Então ele disse separem-se  a terra das águas e forme a parte seca. Então assim foi feito. Nesta época os oceanos já eram povoados de vida. Mas a terra era seca e desértica, então os animais anfíbios invadiram a terra e a povoaram. E a terra começou a ser habitada. O homem ainda demoraria muito a surgir. A terra não estava preparada para animais superiores, era muito instável, ora vulcanismo intenso. Ora períodos de Glaciação em que ficava gelada, ora o fogo nos castigava, ora o gêlo nos congelava.


Mas as eras foram passando. Existia na terra grandes e colossais animais: Os Dinossaurus.  Mas um dia um grande meteoro caiu na terra, e ocasionou uma extinção quase que total da vida. Restando pequenos animais, que viviam em tocas subterrâneas, certamente fugindo dos terríveis dinos. Com a extinção destes, iniciou-se a cerca de 65 milhões de anos a era dos mamíferos. E somos descendentes diretos deles, do ramo dos primatas. Uma doutora inglesa dedicou sua vida a estudá-los em seu habitat natural ,ou seja, a África. 

Que também é considerada pela Ciência nosso ambiente de origem, provavelmente originamos de um ancestral comum do Chimpanzé. Essa doutora inglesa, os estudou exaustivamente e em quase tudo somos iguais a ele. Nossa organização social, nossa ancestralidade. Mas veja bem não somos chimpanzés, longe disso. Mas a árvore genealógica que os originou é a mesma da nossa. Ou seja a dos primatas. Temos muitos comportamentos primatas. Ficamos muito tempo com nossos pais que nos protegem, o mesmo acontece com eles. Não somos monógamos, a fêmea chimpanzé, uma vez no cio, transa com todo mundo da tribo, antes de se engravidar. Este comportamento nosso que não é compartilhado por todos, é eminentemente social e do meio ambiente. A fêmea humana, frente aos perigos da selva, as feras que os rodeavam, e devoravam as suas crias. Então se associava ao homem que em troca de sexo a protegia juntamente com sua sua prole. 

Mas a monogamia não está em nosso DNA. Em circunstâncias normais. Talvez no futuro esta não exista mais, pois com a fecundação artificial, as mulheres recebem espermatozoides de doadores anônimos, portanto não sabem os pais. Quem sabe isto se transforme em rotina dominante e frequente. Mas hoje em dia a mulher pode escolher seu par amoroso a seu bel prazer. E a tal monogamia não existe. Como não existe entre os primatas. Tornando isto uma falácia religiosa e social.

Comentários

Postagens mais visitadas