SISTEMA SOLAR

Fico pensando no seguinte: A natureza é justa? A resposta é não. A resposta a esta pergunta é muito simplista. Pressupõe que a natureza seja uma entidade capaz de promover ou não a justiça. Justiça, também é uma entidade humana e abstrata. Varia no tempo e lugar. 

O que é justo hoje não o era no passado. E vice versa. Esta palavra que inclui muitas abstrações, é uma criação humana e social. O homem vive a criar finalidade para as coisas e pessoas. Mas a gente não sabe se ela existe. Com que finalidade foi criada a natureza? Não se sabe, se a gente supor que ela exista. Então deve existir um Deus. 

Desde inicio a Ciência procurou separar-se da religião e da crença. Porque ela é uma fator limitante do pensamento. Diz-se que algo foi criado por Deus, então não se discute, não se investiga mais tal fenômeno. Se fosse assim a terra ainda seria o centro do Universo, as órbitas dos planetas seriam perfeitas esferas, tudo uma perfeição magnífica cantando as glórias de Deus. Mas cientistas e astrônomos começaram a duvidar disto e a verdade monolítica defendida pela Igreja começou a ser contestada. E alguns cientistas foram ameaçados pela Inquisição de serem queimados nas fogueiras. 

A intolerância era total e o pensamento monolítico. Estamos nas trevas da Idade Media. Veio o Renascimento e estas ideias foram contestadas, e retomados os pensamentos gregos clássicos.  E a filosofia platônica foi combatida. Grandes cientistas, pintores, escultores fizeram uma revolução científica. E os pensamentos de outros filósofos foram introduzidos, inclusive de Aristóteles e outros clássicos. Foi inventado o telescópio por Galileu. Kepler viu que as órbitas dos planetas não era uma esfera e sim elíptica, e outras anomalias no velho sistema Geocêntrico. Galileu afirmou e provou ser o sol e não a terra o centro do Universo, que passou a se chamar Sistema Solar. Que hoje é uma verdade incontestável. 

A terra é um planeta rochoso como outro qualquer e não ocupa o centro de coisa nenhuma. Inventou-se o microscópio e as Ciências avançaram. A igreja passou a ocupar um lugar mais marginal e a Ciência procura dar a ultima palavra sobre os fenômenos naturais.
Conseguiu-se explicar muitos fenômenos e a ideia da simetria embora muito bonita e elegante foi descartada. Porque não dizer buscada e ansiada pelo homem, não é uma regra fixa. E a assimetria passou a fazer parte das equações matemáticas que explicam o Universo, embora mais difícil de ser interpretada e provada, passou a ser parte da explicação da Origem do Cosmos. 

Sabe-se que uma assimetria primordial que deu origem ao atual Universo. Provocando o que se chama Teoria do Big Bang, ou da grande explosão primordial. Mas este é outro assunto empolgante. Podendo fazer parte de outro artigo em breve.

Comentários

Postagens mais visitadas