O mito da Criação,



A eterna luta entre a religião e a lógica vem de longa data. Começou no paraíso mesmo, no Éden, quando o Criador permitiu ao homem comer de todos os frutos do paraíso: Menos o da Ciência do Bem e do Mal. Então concluímos que no início o homem era um anjo. E hoje também talvez sejamos, mas anjos caídos ou decaídos. Será? Essa talvez seja a grande interrogação (??), talvez a primeira. E estas afirmações bíblicas, constituem a primeira explicação de nossa origem, pelo menos a primeira cosmogônia ocidental. Existem outras e em outros locais, mas não vamos entrar nestes detalhes por enquanto. Cosmogônia: Narração mítica que pretende explicar a origem do Universo e da humanidade.

O tempo rodou e o homem sozinho no Universo, morria de medo, e para fugir do perigo e da fúria dos elementos, preferiu morar em cavernas e como o frio era inclemente descobriu o fogo. Isto constitui um grande salto evolutivo, talvez o maior para a humanidade. Porque convivendo com feras éramos muito fracos. Não possuímos dentes fortes ou garras, só tínhamos pernas boas para correr delas, mas enfrenta-las mesmo nem pensar... Com a invenção do fogo, proporcionou uma imensa vantagem. A aquisição da linguagem foi outra grande aquisição, pois quase não comunicávamos eram só grunhidos. Iniciamos nos comunicar pelas mãos, já que tínhamos saídos da floresta e as savanas eram o nosso habitat. Mas esta troca de ambiente a que fomos forçados. 

Também nos trouxe grandes desvantagens, pois ficamos expostos a muito mais perigos que antes, pois as arvores nos protegiam, pois não há dúvidas que os primatas são nossos irmãos evolutivos. A evolução exageros à parte é a única explicação lógica aventada até agora, a não ser que apareça outra melhor. Qualquer outra nos parecerá quimera. Os deistas que me desculpem, mas a explicação Bíblica é uma explicação mítica ou cosmogônica. Não corresponde a lógica. Lógica: Sistema de pensamento que surgiu com Aristóteles lá pelo século IV AC.  Mas analisando Aristóteles vemos que há muita influência Hindu e Chinesa que parecem ser os precursores do raciocínio lógico.   

Não há como acreditarmos nestas cosmogônias Bíblicas, são explicações míticas como todos os povos têm. Quem determinou como homem é ou vai ser foi até agora é a natureza pura e selvagem. Mas o homem dominou a natureza. Será? Claro que os perigos de feras, fome foi afastado.  Mas o perigo da Guerra nos ronda a cada passo. Pela lógica maravilhosa ferramenta humana: inventamos remédios maravilhosos que aliviam a nossa dor e salvam vidas. As máquinas nos salvaram da fome. Mas elas também agora nos ameaçam com a dominação e privação de nossa liberdade. Querendo até ser melhor que o próprio homem. O Super homem.  Há um grande perigo à frente. Estamos a fazer uma transição. Como será o homem do futuro? Será um misto de homem e máquina? Como será a vida? Os totalitarismos avançam. As máquinas são cada vez mais poderosas. Na Suíça existe uma grande máquina subterrânea que estuda as partículas atômicas o Grande colisor de Hadrons..Sigla (LHC) em inglês. Que penetrou no mais íntimo da matéria, em um grande túnel a !00 metros de profundidade. Que pode criar mini buracos negros e destruir a matéria.  Até onde chegou o primata bicho-homem.   

Temos sim um pouco de Deus, mas também muito de demônio. Qual prevalecerá? Aqui é inescapável pensarmos em religião. Em tudo isso deve existir uma ordem pré-existente. Penso que sim, não sou ateu e isto tudo nos faz lembrar das palavras de um grande filósofo ateu-religioso NIETZCHE

[i]O homem é uma corda entre o animal e o Super homem - uma corda sobre o abismo.
É perigoso vencer o abismo - é perigoso ir por este caminho - é perigoso olhar para trás - é perigoso ter uma
tontura e parar de repente! A grandeza do homem está em ele ser uma ponte e não uma meta; o que se pode amar no Homem é ser ele transição e perdição
Amo o que vive apenas para saber e quer saber a fim de permitir que um dia o Super-Homem viva




[i]

Comentários

Postagens mais visitadas