Violência: Causas e efeitos.

Ocorreu-me analisar as causas de tanta violência no mundo. Uma tarefa hercúlea, já que muitos sociólogos, psicólogos, antropólogos e outros tantos humanistas se puseram a analisá-las sem atinar para as suas verdadeiras causas. O grande economista e demógrafo ingles Malthus já previu que a população humana aumenta na proporção geométrica e a produção de alimentos na proporção aritmética, com isto vai chegar a faltar alimentos no mundo. 

O que em parte é verdade, pois as populações da África, mormente em regiões desérticas e sub desérticas sofrem de carência crônica de alimentos e consequente a fome é endêmica. A agricultura tradicional, esta passada há séculos de pai para filho usando métodos mais simples, menos tecnologia. Ao invés das máquinas pesadas que compactam o solo e retiram dele quase todos os nutrientes sem repô-los adequadamente, diminuindo a camada superficial ou húmus, própria para a agricultura. A agroindústria pratica a monocultura intensiva só visando ao lucro. A gente vê que as monoculturas tradicionais estão esgotando o solo irreversivelmente. Pois mesmo uma terra explorada indefinidamente e sem controle e cuidados com o solo, não combatendo a erosão, acaba levando a terra a exaustão e a falta de produção, restando a alternativa de pastos para o gado ou imensos carrascais e regiões semi áridas e desérticas. 

Devemos prestar atenção ao que está ocorrendo no mundo paralelo ao agro negócio, ou seja a pequena propriedade e o cultivo tradicional, respeitando a terra, praticando ensinamentos milenares protegendo as fontes d'água, as nascentes tão fundamentais na agricultura e para o homem. O que preocupa também é a falta d'água. Diz-se que perto de 1 bilhão de pessoas sofrem carência de água tratada e de boa qualidade. E o pior a agro indústria concorre com o uso humano da água, pois necessita de bilhões de litros de água para o seu funcionamento. Fiquei sabendo que no Vale do Paraíba do Sul, região industrializada entre S. Paulo e Rio de Janeiro, com industrialização intensa. Onde se situam as maiores montadoras de veículos automotores do Brasil. 


Sabe-se que o rio Paraíba do Sul virou uma rede esgotos a céu aberto. Maltrataram tanto o rio que suas águas não servem para abastecer as montadoras de automóveis. Que satisfazem suas necessidades hídricas com aguas das nascente de outro rio não poluído na Serra da Mantiqueira. As poluídas águas do Paraiba do Sul são só destinadas a consumo humano. Por aí vai, valemos bem menos que automóveis para as ricas montadoras multinacionais.

O binômio homem máquina com certeza tem que entrar nesta equação da violência. Sabemos que não é nada simples tentar equacionar este problema que preocupa o mundo e prossegue numa escalada crescente. A máquina veio para ficar, pois as máquinas desmentiram Malthus que anunciava uma catástrofe sem precedentes, com milhares de pessoas morrendo de fome. A capacidade da terra em suportar tanta população segundo alguns cientistas está chegando próximo ao esgotamento. 
Alguns antropólogos anunciam que ainda neste século alcançaremos a capacidade máxima da terra, em torno de 14 bilhões de habitantes.  

Mas será que a excesso de população é uma das causas primárias da violência? Onde estão os países mais populosos? Na Ásia onde se situam os formigueiros humanos. A Índia e a China juntas tem quase a metade da população da terra. Então deviam também ser muito violentas e todo o mundo matando todo o mundo. E sabemos que não é verdade. Eles tem baixo nível de violência comparando com sua população. O Brasil e os Estados Unidos mesmo juntos não atingem a metade da população dos países asiáticos e sabemos que seus níveis de violência são  maiores comparativamente. 

Então a causa é outra. Localiza-se na filosofia de vida, no sentimento comunitário. A China e a Índia, certos que tem problemas  Mas são um povo milenar, que preservam muito as suas tradições e filosofias de vida. Praticam o Budismo, que é uma filosofia milenar de não violência. De valorização das coisas espirituais, de valores não materiais. Da meditação, da oração, no respeito humano. Em resumo uma das maiores causas da violência no mundo é a ambição desenfreada por bens materiais, levando a terra ao esgotamento de suas reservas naturais, a ponto de não comportar mais o ser humano. 

E logo teremos que ser expelidos deste Universo. Se não houver uma mudança filosófica radical de valores. Voltar a antigos valores antropocentricos que tem o homem como centro do Universo e não as máquinas. Que por certo nos levará a catástrofes bem maiores que os desastres que estamos assistindo. 

Sabemos que civilizações até mais adiantadas que a  nossa já existiram. Mas que foram eliminadas pela sua própria cupidez e ambição desmedida. Se formos mais humanos e menos máquinas por certo encontraremos a solução para a equação. Porque do contrário será o fim da civilização atual.

Comentários

Postagens mais visitadas