A história dos hebreus

A primeira coisa que me intriga e gostaria de saber um pouco mais é: Por que os judeus são perseguidos?  Existem várias hipóteses da causa ou as causas de alguém ou um povo se tornar perseguido, temos que aventar várias hipóteses. Acho que a principal é religiosa, questão de crença, credo ou profissão de fé. Os Cristãos na época do Império Romano foram perseguidos por sua crença no Cristianismo, foram duramente exterminados nas arenas dos “Circus Maximus.”  Mas tanto persistiram e foram fieis em sua profissão de fé que acabaram de convencer o Império da validade de suas crenças, que o mesmo acabou validando o Cristianismo como sua religião oficial. E não é preciso dizer que cessaram as perseguições. Agora entre o judaísmo parece que isto não se verificou. Por que?

Penso que o Cristianismo tinha a pretensão de ser Universal, mesmo o Cristo ao ressuscitar disse textualmente: Ide e pregai a todos os povos e os convertam. Cristo é o salvador do mundo, tem esse messianismo. Agora o Judaísmo é uma religião particular de um só povo, os judeus ou semitas que acreditam em um só Deus verdadeiro. Mas em linhas gerais não difere do Cristianismo, pois este originou-se do judaísmo, Cristo era judeu, nasceu em Belém da Judeia, a Bíblia diz isso e não há como os cristãos duvidarem.

A origem da perseguição ao povo judeu está no próprio livro do Genesis. Deus criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança e os fez rei da criação e com domínio sobre todas as coisas da terra. E disse a eles crescei-vos e multiplicai-vos, enchei a terra. Abraão o primeiro patriarca bíblico tinha como esposa Sara que era estéril, mas Deus disse: Toma a tua escrava e com ela tenha um filho e isto foi feito e foi chamado de Ismael. Mas depois do nascimento deste, por milagre divino Sara voltou a engravidar e teve mais um filho que se chamou Jacó e estes foram os primeiros patriarcas bíblicos. O filho de Abraão e Agar sua escrava deu origem ao povo árabe.  E Deus disse a Jacó terá mais descendência que as estrelas do céu. Então Jacó é o pai dos hebreus e de toda a humanidade.  Estes são os patriarcas maiores do povo hebreu. 

Através de Jacó Deus fez um pacto e lhe disse que seus descendentes seriam o povo eleito e teriam a Terra Prometida, onde corriam o leite e o mel. Jacó teve uma numerosa prole como predisse o Senhor, um de seus filhos José era muito amado, pois possuía muitos virtudes, tais como honestidade, retidão, humildade, era então preferido pelo pai, mas acabou sendo alvo de inveja e ódio dos irmãos. Que um dia o prenderam num poço fundo e seco, mas sem chance do rapaz sair sozinho e queriam mata-lo. Mas dois dos irmãos não concordaram com a decisão, então resolveram vende-lo como escravo a um mercador Egípcio. Para enganar o pai, os irmãos sujaram sua túnica de sangue e mostraram ao Patriarca, que muito lamentou a morte do filho, que certamente foi morto por alguma fera, pensou. 

Mas uma vez no Egito a sorte de José mudou radicalmente, de escravo que era em sua chegada, fora promovido a primeiro ministro, a segunda autoridade máxima do país, pois interpretara um importante sonho do faraó que uma grande seca abateria sobre a terra. Como o sonho do faraó fora interpretado corretamente por José, adveio uma grande seca na terra, os animais estavam perecendo e a água ficando muito escassa. 

Os irmãos sabendo da importante posição do irmão no reino apelaram para que ele os acolhesse, este não só os acolheu como os perdoou da ofensa passada. Após a queda de José os hebreus foram feitos escravos. Mas foram libertados por outro patriarca Moisés. Este grande líder os encaminhou a Terra Prometida. Durante a travessia que durou quarenta anos, os hebreus mantiveram-se unidos através dos Dez Mandamentos enviados por Deus através de Moisés, conhecido como as Tábuas da Lei. Os judeus se consideravam o povo eleito por Deus, que os protegeu por toda a travessia, também chamada Êxodo, fazia sombra pra eles, fazia chover o maná, fazia brotar água de pedra. Tudo isto despertou a ira dos povos. 

Por que este teu Deus único os protege? E nós temos vários que não nos fazem nada? Porque eles são um povo protegido? Não dava para entender isto. Com certeza despertou a ira dos povos por onde eles passavam. Para piorar os hebreus mantinham-se unidos na religião do Deus único. Monoteísmo ao passo que outros povos se mantinham politeístas. Então a origem da perseguição é política e religiosa principalmente.

A verdade é que os hebreus são um povo unido através de um livro milenar, a Bíblia, que traz em seu bojo a ideia do monoteísmo. Naquela época a maioria das religiões professavam o politeísmo, ou seja, múltiplos e vários deuses. A Bíblia também chamada: o “Livro dos livros”, contém preceitos religiosos, legislativos, preceitos de saúde e de higiene, a própria circuncisão não é uma norma ultrapassada porque previne o câncer do pênis e que este se propague para para as mulheres, normas morais e de conduta religiosa. Algumas podem parecer anacrônicas para os dias de hoje. Mas se imaginarmos o povo há dois, três mil anos atrás dá para entender tais preceitos. Então o povo hebreu contribuiu com importante livro para a humanidade é o seu grande legado para a civilização. 

Por outro lado precisavam ser protegidos para que esta importante herança chegasse até nós através dos séculos, então estes povos também chamados bárbaros, tinham que ser detidos em sua sanha contra os hebreus, para que esta importante obra civilizatória chegasse até nós. Este povo de relativa pouca importância geo política, tendo sido conquistado e subjugado por outros povos várias vezes, sendo muitas vezes escravizados por outras civilizações. 

Produziu uma obra de indelével importância religiosa e espiritual manteve a crença no Deus único através dos séculos mesmo entre gentios e bárbaros. E nos legou o mais importante livro religioso: A Bíblia. O livro dos livros. E foi no seio deste pequeno povo crente e temente a Deus que o próprio Deus resolveu se encarnar e habitar entre nós e transmitir a Boa Nova do perdão e da Salvação da humanidade.



 







Comentários

Postagens mais visitadas