"Tenho vergonha de ser honesto"! Rui Barbosa



A política é a arte do possível , disse um político importante se não me engano do século passado. Grandes homens foram políticos, entre os quais: Júlio Cesar, Winston Churchil, Roosevelt,  Lincoln, Rui Barbosa, José Bonifácio de Andrada e Silva, enfim há uma gama deles e deram grande contribuição à humanidade, cometeram seus erros e acertos, mas alguns deles realizaram grandes obras e contribuíram com o progresso humano.. Como explicar que hoje existam políticos tão medíocres e mal intencionados? 

A democracia segundo a história se originou na Grécia, vem de demos=povo, cratos=governo. Governo do povo para o povo. O que é povo? Conjunto de pessoas de uma nação que se se expressam na mesma língua, possuem um território comum, tem uma história e origens comuns. A democracia grega era muito incipiente pelo motivo que poucos eram cidadãos e podiam votar. O voto era  em praça pública e por aclamação. Pouco se sabe sobre esta longínqua "democracia". 

A democracia podemos dizer que é o governo ideal, os cidadãos são livres e donos de sua vida e destino, estimula-se a iniciativa individual, a criatividade, a propriedade privada, o empreendedorismo, e a liberdade de pensamento e expressão. O país é regido por uma Constituição e as leis são iguais para todos, ou seja, todos são iguais perante a lei. Existe um ordenamento jurídico, a lei e a ordem predominam. A gente nota que o mal da humanidade não está na democracia, pois esta até certo ponto é um governo perfeito, sendo a democracia aperfeiçoada através dos tempos tornou-se a forma de governo preferido pela nações mais desenvolvidas da terra. 

O mal então parece não estar nela que bem utilizada e praticada permite o desenvolvimento dos povos em relativa liberdade. Liberdade abre as asas sobre nós, nas lutas nas tempestades para que ouçamos sua voz, diz o hino da Proclamação da República . Liberdade é o ideal de todos os povos, está na Declaração Universal dos direitos humanos da ONU. A democracia casa muito bem com liberdade, mas notou-se que não combina de maneira nenhuma com regimes totalitários, vide nazismo e comunismo e ditaduras de direita ou esquerda. 

Mas então depois deste preâmbulo o que tem a ver os maus políticos que abundam e infestam este pobre país com a democracia?  Um dos males que nos assolam é o chamado messianismo, queremos que alguém venha e nos salve, um verdadeiro messias, em suma um "Salvador da Pátria".


Mas sabemos que isto não existe, por outro lado o brasileiro é muito folgado, culpa certamente deste clima ameno e gostoso com que Deus nos brindou, as frutas nascem no pé, as águas são tépidas e cristalinas convidam muito mais a lassidão e ao erotismo que ao trabalho. Este clima edílico e ideal podia muito bem ser verdade na época do descobrimento e primeiros séculos, mas não é mais válido. O clima bagunçou, vide consequências do efeito estufa, os rios não são mais tão límpidos, as cidades estão poluídas, a criminalidade assustadora, a luta pela vida se tornou tenaz e assaz violenta. 

Para piorar veio a crise do Capitalismo Global, em que a serpente ameça engolir o próprio rabo. Por falar em Capitalismo, parece que parte do mal está nele, o capitalismo não é uma forma de governo, mas casou-se muito bem com a democracia de caráter liberal. Não podemos falar mal dos políticos sem analisar o povo que os elegeu: Primeiro parece que a honestidade nunca foi o forte do brasileiro, aqui enaltece-se o "jeitinho" que é uma forma de desonestidade disfarçada, ninguém é muito honesto aqui, sonegam-se impostos ao governo, não se fornecem notas fiscais, o povo não exige estas, a metade do comercio é informal, pudera a carga tributária beira o absurdo de quase a metade do que ganhamos e o pior não sabemos para onde eles vão. 

Estradas esburacadas e serviços públicos de péssima qualidade é a regra. Parece que há um início de despertar com o povo saindo às ruas e exigindo melhores serviços, educação e saúde de qualidade. É um início bem alvissareiro, se pensarmos que em geral o brasileiro além de não fazer nada, quer tudo do governo e bem "mastigadinho", nada de se esforçar muito porque cansa. Tudo o que acontece aqui é culpa do governo, mas sabemos que isto não é verdade. Precisamos fazer a nossa parte como cidadãos cônscios e responsáveis. A escola pública pouco ensina, os professores mal remunerados e desmotivados. 

Valorizando-se muito pouco quem estuda e enaltecendo-se os jogadores de futebol. Então chega-se a conclusão que ser honesto aqui não é vantajoso. Para piorar a justiça pouco pune, a IMPUNIDADE é a regra para pessoas ricas e políticos. Só vai pra cadeia mesmo a raia miúda. Então seria até mesmo absurdo termos políticos honestos com todos os defeitos que temos, mas pasmem vocês! Eles existem e competentes também. O difícil mesmo é estes ganharem as eleições, pois os corruptos e desonestos são os que mais aparecem, parece que o povo tem predileção para elegê-los. Mas nota-se uma melhora, Oxalá! As eleições serão ano que vem e temos esperança que estes políticos honestos que ainda existem assumam as rédeas deste país que é gigante, rico e fecundo, com um povo cordial e maravilhoso.

Comentários

Postagens mais visitadas